Total de visitas :)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Anticoncepcional não oral aumenta risco de trombose

Um novo estudo afirma que anticoncepcionais não orais, como adesivos e anéis vaginais, trazem risco de trombose venosa maior do que o da pílula.
A pesquisa foi publicada no periódico "British Medical Journal" e analisou dados de registros da Dinamarca envolvendo mais de 1,5 milhão de mulheres com idades entre 15 anos e 49 anos, acompanhadas de 2001 a 2010.
Segundo o estudo, o risco do adesivo hormonal é 2,5 vezes maior que o das pílulas de segunda geração ("antigas"), à base de levorgestrel. Já o anel vaginal apresenta um risco duas vezes maior.
Comparadas com mulheres da mesma idade que não usam métodos hormonais, aquelas que usavam o adesivo têm um risco oito vezes maior, enquanto que quem usava o anel vaginal apresenta um risco 6,5 vezes maior.
O risco dos métodos contraceptivos não orais, porém, ainda é mais baixo do que o das pílulas mais modernas contendo drospirenona, como Yaz e Yasmin.
Em 2011, a FDA (agência dos EUA que regula drogas) discutiu a segurança das novas pílulas e incluiu um risco maior em suas bulas.
Estudos anteriores registraram 30,8 casos de trombose por 100 mil mulheres que tomaram as pílulas mais modernas e 12,5 casos por 100 mil das usaram as antigas.
Segundo a pesquisa, o implante subcutâneo apresentou risco um pouco maior que o de mulheres que não usam anticoncepcionais hormonais. Já o DIU hormonal até diminuiu o risco, segundo os autores do estudo.
Isso se explica porque o implante usa apenas progesterona. Pílulas com apenas esse hormônio não aumentam o risco de trombose.


 

SEM ALARME
Segundo o professor de ginecologia da Unicamp Carlos Alberto Petta, o risco absoluto de métodos hormonais ainda é muito baixo.
"Não é necessário alarme. Ainda são eventos raros que, em geral, acontecem em quem tem fatores de risco. Ninguém precisa correr para trocar de método."
Já Gilberto Narchi Rabahie, cirurgião vascular do Hospital do Coração, faz uma ressalva. "O estudo não especifica os tipos de trombose, se são superficiais ou profundas, que são mais graves."
Mas Petta diz que o estudo é importante por mostrar que outras vias de administração não têm risco menor do que a pílula, como se pensava.
Ele lembra ainda que mulheres hipertensas, obesas, com diabetes, varizes grossas, antecedentes familiares de trombose e fumantes acima de 35 anos têm risco aumentado. Por isso, um médico deve indicar os melhores métodos para cada paciente.
Segundo o médico, a pílula é usada por cerca de 40% das mulheres. Depois vêm as laqueaduras (com 35%). "Nos 25% restantes estão todos os outros métodos."
OUTRO LADO
Segundo a assessoria da Janssen-Cilag, responsável pelo adesivo Evra, os dados do estudo estão em consonância com outras pesquisas.
Já a assessoria da MSD, que produz o anel vaginal Nuvaring, afirma que "o risco apresentado é pouco expressivo e não supera os benefícios".



Fonte: UOL . http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1088846-anticoncepcional-nao-oral-aumenta-risco-de-trombose.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.

Beijos.