Total de visitas :)

segunda-feira, 5 de março de 2012

Como é um recém-nascido

Eu sabia que bebês nasciam com carinhas de "joelho" mas essa reportagem foi bem sincera HAHA.

O que esperar

Recém-nascidos são meio estranhos: não têm pescoço, têm um cabeção, pernas curtas e o tronco comprido. Ou seja: parecem pequenos ETs. Além disso, bebês nascidos de parto normal tendem a ter a cabeça meio pontuda. Mesmo os nascidos de cesariana chegam aosbraços da mãe com o rosto inchado.
 
Não se assuste com as moleiras na cabeça do bebê, também denominadas fontanelas. A moleira da parte posterior do crânio leva cerca de quatro meses para fechar, enquanto a frontal, a mais conhecida, acima da testa, demora entre 9 e 18 meses.

Os órgãos genitais do bebê também costumam nascer inchados, devido à dose extra de hormônios femininos que ele recebe pouco antes de nascer; inchados também devem estar os olhos, e o rosto em geral. Nas primeiras horas de vida, os lábios ficarão mais vermelhos, e as mãos e os pés podem ter um tom azulado.

A pele do seu bebê

A pele do recém-nascido é diferente dependendo da idade gestacional em que ele nasceu. Prematuros têm a pele fininha, quase transparente, coberta de lanugo, um pêlo bem fino.

Crianças que nascem antes das 37 semanas de gravidez também podem estar cobertas do verniz caseoso, uma substância branca e viscosa que protege a pele do contato com o líquido amniótico. Bebês nascidos depois das 40 semanas podem ter uma aparência ligeiramente enrugada, e quase nada de lanugo.

As marcas de nascença -- de manchas temporariamente descoloridas até pintas permanentes -- são comuns. Manchas salmão ou avermelhadas quase sempre estão presentes nas pálpebras, na testa e na nuca.

Cerca de metade dos bebês nasce com miliária, pontinhos brancos no rosto, que parecem espinhas pequenininhas. Elas somem com o tempo.

Que cor será o cabelo?

Esteja sempre preparada para surpresas. Você e seu parceiro carregam genes de gerações anteriores. Por isso pode acontecer de casais morenos terem um filho loiro, e vice-versa. E há os casais que ganham um bebê totalmente careca. Na verdade, o cabelo de recém-nascido não diz muito sobre o cabelo definitivo da criança. Recém-nascidos de cabelo preto podem virar loiros, e loiros podem acabar ficando com cabelo castanho.

E que cor serão os olhos?

A maioria dos bebês brancos nasce com olhos azul escuro, mas a verdadeira cor demora meses para se definir -- seja castanho, verde ou azul. A cor que você verá logo depois do nascimento muda imediatamente, com o efeito da exposição à luz.

A maioria dos bebês negros e de origem asiática nasce de olho cinza escuro ou castanho, e a cor definitiva -- castanho ou preto -- se fixa entre os 6 meses e 1 ano. Em países onde há muita mistura de raças, como o Brasil, a cor dos olhos fica ainda mais imprevisível. É raro, mas existem até crianças que nascem com um olho de cada cor.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.

Beijos.